sexta-feira, 27 de julho de 2007

A Logistica da "Coisa": Parte 2 - A Organização

Falamos agora de Organização! Nesta área o melhor é destinar um "cantinho" da casa para instalar o atelier que, acreditem, começa apenas com umas caixinhas para guardar meia dúzia de peças (de preferências com separadores para diferentes cores) e vai crescendo até ocupar boa parte do aparedor da sala... como podem espreitar!




Neste momento as minhas gavetas da sala mais parecem expositores da "Millefiori"!

Para quem não tem crianças e ainda tem algumas gavetas para encher esta é a melhor opção para que o vosso "cantinho" não se transforme numa oficina com caixas e caixinhas!

As caixas com divisórias são óptimas para guardar os materiais por diferentes cores, texturas ou funções. Podem comprar-se nas famosas lojas dos chineses, na secção de ferragens, e custam apenas cerca de 1€. Como tem tampa, têm a vantagem de transportar facilmente as nossas peças para todo o lado!

Os tabuleiros para talheres podem igualmente utilizar-se para arrumar as peças, por cores, dentro das gavetas. No entanto, não são funcionais para o transporte de peças, pois não possuem tampa. Se a função for apenas a organização do interior da gaveta servem perfeitamente! Podem encontra-las no Ikea por apenas 0,50€! Bom, né?

CurlyP




sábado, 21 de julho de 2007

A Logistica da "Coisa": Parte 1 - O Posto de Trabalho

E agora um pouco de Higiene e Segurança no Trabalho... quer dizer... no Hobby!

A criação de bijuterias é uma tarefa é exigente porque…


  • Implica concentração;
  • Visão a curta distância;
  • Movimentos constantes dos olhos;
  • Posição sentada por longos períodos de tempo;
  • Uso prolongado das mãos, punhos e dedos;
  • Posturas estáticas.

Quando estes factores são conjugados tornam as tarefas fatigantes e as más condições de área de trabalho podem originar problemas oftalmológicos, problemas músculo-esqueléticos e fadiga mental.


Ora nós não queremos nada disto, pois não?


Então nada de trabalhar mal sentada! As más posturas inibem a criatividade e promovem o aparecimento de dores nas costas! Sem conforto não há hobby que resista!

A iluminação também é fundamental. Recomenda-se a utilização de um candeeiro de secretária para os trabalhos de maior precisão e sempre que a iluminação existente não seja a suficiente.

CurlyP

quarta-feira, 11 de julho de 2007

O "Embrulho Azul"

O "Embrulho Azul" fica na Rua Actriz Virgínia, n.º 9 -A, em Lisboa, junto ao Areeiro. A dona é uma amiga de longa data, chama-se Manuela, mas todos a tratam por Nela.
O "Embrulho Azul" é uma lojinha muito acolhedora e vende quase tudo! Lá podemos encontrar malas, carteiras, chinelos, pijamas, casacos, roupa de casa, chapéus, cascóis e, claro... bijuteria.
Se passarem perto do Areeiro façam um desvio para conhecer o "embrulho Azul", vão ver que vale a pena... tem uns preços óptimos!
A Nela foi uma das amigas que mais me incentivou a continuar com este Hobby!
Para ela um Big CurlyP Kiss.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

As Amigas...

Devo dizer que as amigas tiveram um papel muito importante na gestação deste hobby, uma vez que foram elas o publico alvo inicial das minhas criações! Como sempre demonstraram gostar senti-me incentivada a continuar!
Elas elogiam, dão a sua opinião, sugerem uma ou outra alteração... e já fazem pedidos personalizados! Também foi a elas que enviei um sms quando decidi criar este Blog e não me surgia nenhum nome para ele... pedi que me ajudassem, que pensassem num nome que tivesse a ver comigo ou com as peças que elaboro... continuo a receber sugestões, mas já me decidi. Acabei por ser eu a escolhê-lo... ainda não o partilhei com elas. Tou à espera do seu "nascimento" para o revelar. Espero que elas gostem... eu adorei!



Para elas 1 Big Curly P Kiss.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Eu sou CAPAZ!

Apercebi-me que dou comigo a reparar muito nas peças das montras ou na peça que se passeia pendurada no pescoço de alguém que se cruzou comigo no supermercado ou no centro comercial. Tento perceber como se faz, de que materiais é constituída, observo as tendências, as cores, idealizo a peça e concluo que... Eu sou CAPAZ! Sou capaz de criar 1 peça... e outra... e outra.
CurlyP

segunda-feira, 2 de julho de 2007

No início era assim...

Recordo-me de pedir anéis de missangas e tupies emprestados às amigas para ver se descobria como se faziam.
Durante um tempo passei tardes a fazer verdadeiros trambolhos... até que consegui fazer 1 direito... e depois outro! Depois vendi o meu 1º anel (à minha amiga Paula).
O meu hobbie estava a crescer e a transformar-se em algo mais... Depois dos conjuntos de colares de fio de aço e anéis, comecei a comprar mais material, peças maiores, com outras texturas, a variar as cores, iniciei-me nos colares de fio de algodão e a "coisa" foi crescendo...


CurlyP

O Hobby: Criação de Bijuteria

Do inglês, Hobby, para o português, Passatempo, é uma actividade que indivíduos desenvolvem sozinhos ou em grupo. Um passatempo pode manifestar-se de várias formas: desde uma atividade prática (pintura, culinária, modelagem, desportos) até actividades intelectuais (escrita, leitura, poesia).


O meu Hobby é a criação de Bijuterias.



Ultimamente tenho pensado em algumas das VANTAGENS deste meu Hobby que quero aqui partilhar convosco...

  • Possibilidade de ganhar um dinheirinho extra;
  • Funciona como terapia anti-stress;
  • Quanto mais peças fazemos mais criatividade desenvolvemos;
  • A vaidade que sentimos quando recebemos um elogio sincero ou quando as nossas amigas nos transmitem o elogio que a nossa peça provocou;
  • Tens sempre uma prenda personalizada e mais em conta para uma amiga especial;
  • Poupas uns trocos nas prendas de Natal e as tuas amigas adoram os teus presentes;
  • Tens sempre bijuteria e acessórios variados e a combinar com tudo!

Contudo nem tudo são rosas... eis alguns dos RISCOS do meu Hobby

  • O investimento pode levar-te algumas economias (só corres este risco se tiveres economias!);
  • Esquecer a hora do lanche, do jantar... e quando deres por ti... ups! São quase 03:00... e logo HOJE que tenho 1 vistoria bem cedinho!;
  • Queimar o jantar;
  • Não dar a atenção devida ao namorado/marido (quem não tem não corre este risco!)... já soube de um caso em que o namoro acabou por causa deste hobbie (é sério! contaram-me na 1ª pessoa);
  • Dançar uma salsa ( Salsa, mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o mambo e a rumba cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba e é caracterizada pelo compasso quaternário, in Wikipédia) ou uma Kizomba (dança africana) inteirinhas a pensar na próxima criação! Mas para ser sincera, no caso concreto, o culpado não é o Hobbie, mas sim o par! (este só constitui um risco efectivo para quem tem o hábito sádio de dançar ou o simples gosto de ir dar um pézinho de dança de quando em vez);
  • Perder uns episódios da Floribel ou da Estrelinha (risco muitissimo grave);
  • Esquecer de ver a repetição do episódio da sério "O Sexo e a Cidade";
  • Ficar com o rabo quadrado por não aceitar o convite para uma caminhada e ficar em casa a "criar".

CurlyP

Das pinturas da parede à criação de bijuterias...

Julgo que o interesse pelas manualidades nasce conosco e faz-se notar em toda a nossa existência. Desde sempre recordo na minha memória sinais deste meu interesse. Consigo recordar todas as diferentes cores com que ajudei o meu pai a pintar as paredes da casa onde cresci. Tenho na memória as saías que eu e a minha irmã fazíamos ou as calças que apertávamos por se usarem mais justas! E em cada Natal lembro-me de fazer o centro de mesa.
Agora que abri o livro das memórias, também vejo a minha mãe zangada porque cortei as pernas às calças de ganga para fazer uma mochila para a praia...
Passei pela fase do ponto de cruz e até do Arraiolos! Se bem que a dos tapetes não foi nada bem sucedida... ainda bem que o gosto se alterou porque se não ainda estaria sem carpetes em casa!
Depois, já crescidita comecei a pintar objectos decorativos em marfinite, resina ou gesso... aplicava técnicas de revistas de bricolage para dar um tom usado à peça.

Pintava anjos, presépios, caixas, animais e outras figuras. E foi assim que ganhei, pela 1ª vez, uns trocos com o meu gosto por manualidades. Esta actividade mantem-se até hoje, embora apenas o faça mais na altura do Natal.



No Natal de 2003 tive a oportunidade de participar numa Feira de Artesanato com peças pintadas por mim. Ai conheci algumas pessoas que faziam conjuntos de colares e anéis com missangas e tupies. A partir daí não descansei enquanto não aprendi a fazer aqueles conjuntos giros de colares e anéis... e tudo sozinha!
Pelo meio passei pelos arranjos florais e pelas lembranças de casamento... até fiz um Portefólio para mostrar às amigas em idade casadoura!




CurlyP