segunda-feira, 5 de abril de 2010

Namaste

Namastê ou Namasté é um cumprimento ou saudação utilizado no sul da Ásia. Literalmente significa "curvo-me perante ti". A palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se" (fazer uma saudação reverencial).





É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo.


Recentemente, e de um modo mais global, o termo Namasté foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele é aceite com uma grande variedade de termos com significados que se ligam às origens espirituais da palavra, podendo aceitar-se os seguintes significados:
"Eu saúdo o Deus dentro de você."
"O seu espírito e meu são apenas um."
"O divino em mim cumprimenta o divino em você."
"O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."



Numa pesquisa que fiz sobre este termo, há já 2 ou 3 anitos, descobri a foto a cima e fiquei desde logo apaixonada por ela, identifiquei-me logo nela, achei que tinha tudo a ver com a fase que estava a passar e... guardei-a. Disse-lhe... "um dia vou ter este quadro! Não sei como, mas um dia vai estar pendurada na parede da minha sala!" E foi assim que ficou guardada no disco rígido do meu computador por este tempo... de vez em quando ia espreita-la... ainda não era a altura... até que, no ano passado, saiu do meu disco e foi passada para uma tela, de 90 x 70.

Aconteceu durante a recuperação da minha 2ª operação à tiróide, ou ao que por cá restava dessa moléstia. Durante o tempo em que estive a recuperar da minha operação inscrevi-me nas aulas de pintura em tela, numa loja aqui no bairro onde moro. A professora quando viu o suposto projecto... tentou dissuadir-me de o fazer dizendo que pés, mãos e rostos eram das coisas mais difíceis de se pintar, perguntou-me se já tinha pintado em tela alguma vez, se era para ser ela a pintar.... sei lá... tentou, mas eu sabia que no final de tudo ele iria estar pendurado na parede da minha sala! E não é que é onde ela está agora?!

E todos adoram o quadro...


Claro que seria muito ingrata se não aproveitasse a oportunidade para agradecer a ajuda preciosa da Prof.ª Sandra Cordeiro porque sem ela, não estaria a obra de arte em que se tornou... Namasté para ela!


CurlyP

Sem comentários: